SALADA CAPRESE: SUA ORIGEM E DELICIOSA RECEITA

Em primeiro lugar, salada Caprese, pelo nome você já logo pensa: “deve ser complicado fazer isso”. E se eu te falar que não é? Tomate, mussarela de búfala, manjericão, pimenta, sal, e muito azeite, e pronto! Salada Caprese. Simples e muito deliciosa.

A Salada Caprese é um prato muito conhecido pelo mundo inteiro. Além disso, é muito saudável e foi reinventada por diversos chefs e é super facinho para você fazer em casa para a sua família. Mas você sabe quem foi a pessoa que teve a brilhante ideia de combinar esses ingredientes para fazer essa delicia gastronômica? Sabe onde foi criada?

ORIGEM DA SALADA CAPRESE

Em segundo lugar, a Salada Caprese é originária da Ilha de Capri, que fica no Golfo de Nápolis, Itália. A Ilha de Capri produz todos os ingredientes que compõem a Salada Caprese e depois que você experimenta a original, nunca mais encontrará outra igual.

Além disso, existem 3 histórias sobre a invenção da Salada Caprese. A primeira é que a salada sempre foi feita na ilha, e que em um determinado dia, essa salada foi servida ao rei do Egito, Farouk. Esse rei não conhecia o prato e deu o nome de Caprese. E desde então o prato ficou popular.

A segunda história conta que um construtor de Capri criou a salada por gostar muito de comida que tem as cores da Itália.

E a terceira história e a única que tem registro na história é que em 1924, essa salada era parte de um menu de um hotel localizado em Capri, assinado por um chefe de cozinha muito famoso na época.

Salada Caprese, conheça sua história
Salada Caprese, conheça sua história

É provável que essa salada já era de consumo dos habitantes da ilha antes de compor o menu do hotel. Mas o fato de um menu  ser assinado por um chef de cozinha de um hotel de nome, acabou dando toda a visibilidade da salada.

A verdade é que a Salada Caprese é muito boa independente da sua origem.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Compartilhe no Pinterest

RECEITA DA SALADA CAPRESE

Ingredientes

Para a salada:

  • 1 kg de mussarela de búfala;
  • 5 tomates;
  • 6 folhas de manjericão lavadas;
  • azeite de oliva a gosto;
  • sal a gosto;
  • molho pesto a gosto.

Para o pesto:

  • 2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco;
  • 2 dentes de alho;
  • 3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas;
  • 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado;
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva;
  • pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo

Para a salada:

  1. Em primeiro lugar, numa tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5 cm. Logo depois, transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Então, reserve.
  2. Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Logo depois, transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.
  3. Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Logo depois, entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e então, sirva a seguir.
  4. Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama.
  5. Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.

Para o Pesto:

  1. Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara.
  2. Logo depois, lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
  3. Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Logo depois, comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e então, conserve num vidro esterilizado.

CONCLUSÃO

A Salada Caprese possui algumas variações, mas essa é a receita mais próxima da receita de origem italiana. Possui um sabor marcante e que fará com que você seja transportado para a Itália sem precisar sair de casa.

Portanto, espero que você tenha gostado desse artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos.