O mel é um alimento totalmente natural, que é retirado do néctar das flores e das excreções das abelhas. Ele oferece inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, é um adoçante natural muito saboroso, que pode ser usado com diversos alimentos e bebidas.

Porém, o seu consumo deve ser moderado. Afinal de contas, esse alimento possui quase que a mesma quantidade de calorias do que o açúcar.

O mel é saboroso e seu consumo deve ser moderado - MEL: CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE

O mel é saboroso e seu consumo deve ser moderado

Portanto, para saber mais sobre esse super alimento, continue lendo e conheça aqui quais são os principais benefício do mel para a saúde.

BENEFÍCIOS DO MEL PARA A SAÚDE

Se você gosta de mel, então passará a gostar ainda mais. Afinal de contas, selecionamos abaixo alguns dos principais benefícios que esse alimento oferece. Confira!

  • Atua no alívio de dores estomacais

Algumas das propriedades do mel contribuem para a proteção da mucosa gástrica. Além do mais, ele também possui ação anti-inflamatória, contribuindo para o alívio de desconforto e de doenças no estômago.

  • Atua na renovação celular

É um alimento fonte de vitamina C, fundamental para a renovação celular e por fortalecer o nosso sistema imunológico.

  • Ajuda a prevenir anemia

Possui ferro em sua composição. Por isso, ele pode contribuir para a prevenção da anemia.

  • O mel atua no combate a doenças na boca

Pode ser um importante aliado no tratamento de doenças na boca, como a faringite, por exemplo, pois ele ajuda a controlar as bactérias causadoras desse tipo de problema.

  • Tem ação probiótica

O consumo de mel, ou de alimentos que contenham esse produto em sua composição, causa alteração na flora intestinal, pois estimula o desenvolvimento das bactérias boas para o intestino.

  • Ajuda na manutenção das funções essenciais do nosso organismo

É uma fonte rica em minerais como, por exemplo, o zinco, o manganês, o alumínio e o selênio. Por isso, ele contribui para a manutenção de importantes funções do nosso organismo.

  • O mel tem ação antibacteriana, antisséptica e antibiótica

É um exemplo de alimento que atua no combate às bactérias que causam problemas na boca, como é o caso de inflações na garganta, por exemplo. Além disso, ele também atua no tratamento de problemas de alergia e resfriados.

O mel também atua no combate às bactérias que causam problemas na boca como é o caso de inflações na garganta. - MEL: CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE

O mel também atua no combate às bactérias que causam problemas na boca, como é o caso de inflações na garganta.

  • Contribui para a prática de atividade física

É um alimento fonte de carboidrato simples, que é rapidamente absorvido pelo organismo. Por isso, ele pode ser consumido antes da atividade física, pois ele fornece energia rapidamente para o organismo.

  • Tem ação antifúngica

Por isso, ele pode contribuir para o tratamento da candidíase, um problema muito comum em mulheres, que causa coceira intensa na região genital, provocada por um fungo.

  • Trata acne

Quando aplicado diretamente na área do rosto que apresenta acne, pode contribuir muito para seu tratamento.

  • O mel ajuda a reduzir o estresse metabólico

O sua consumo natural atua na produção de glicogênio no fígado, que consiste em uma reserva que o cérebro usa para garantir o seu funcionamento da forma adequada. A reserva de glicogênio evita que sejam liberados hormônios ligados ao estresse.

  • Contribui para uma melhoria na função cerebral

Para dar origem aos sinais elétricos, os neurônios precisam do cálcio. E o mel, além de conter esse nutriente em sua composição, também ajuda o corpo a absorvê-lo melhor. Além do mais, ele também é considerado como um ótimo alimento com ação recalcificante. Dessa forma, ela ajuda a prevenir problemas ósseos em geral.

  • Mel atua na prevenção da osteoporose

É fonte de cálcio. Dessa forma, o seu consumo pode ajudar na prevenção da osteoporose.

  • Ajuda a combater a insônia

O mel tem propriedades calmantes. Assim, ele contribui para uma maior sensação de relaxamento, contribuindo para uma noite de sono mais tranquila.

COMO CONSUMIR?

O mel pode ser consumido puro, com leite, com chá, misturado ao iogurte, para adoçar ou como cobertura de bolos, cereais, torradas, como acompanhamento de frutas, e muito mais. Vale usar a criatividade para inventar infinitas maneiras de adicionar esse alimento à sua dieta.

COMBINAÇÕES POTENTES COM MEL

O mel sozinho já é um produto muito benéfico para a saúde. Porém, quando ele se junta a alguns outros alimentos, ele se torna ainda mais poderoso. Por isso, citamos abaixo três combinações super potentes com mel. Confira!

  • Mel e limão: uma excelente combinação para fortalecer o sistema imunológico. Por isso, esses dois elementos juntos são ótimos para tratar gripes e resfriados.
  • Mel e própolis: contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, essa mistura atua não só na cicatrização, como também na regeneração dos tecidos.
Mel e limão uma perfeita combinação para fortalecer o sistema imunológico - MEL: CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE

Mel e limão, uma perfeita combinação para fortalecer o sistema imunológico

Da mesma maneira, essa combinação também tem propriedades antifúngica, antibacterianas e antiviral, contribuindo para aliviar os sintomas da amigdalite, faringite, gripes e resfriados

  • Mel e canela: uma ótima mistura para combater a má digestão.

Esse post foi útil? Não se esqueça de deixar um comentário e de compartilhar com os seus contados. Aproveite e confira mais publicações do blog para ter uma vida mais saudável!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!