MALEFÍCIOS DO REFRIGERANTE: 6 PROBLEMAS GRAVES

Sem dúvida, essa é uma das bebidas mais famosos e consumidas no mundo inteiro. Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma série de malefícios do refrigerante, por trás de algo que parece tão inofensivo.

O sabor consegue agradar aos mais variados paladares. Por isso, essa bebida é tão popular na maior parte dos países.

Para saber mais sobre o assunto, iremos abordar, no post de hoje Malefícios do Refrigerante:  Quilinhos a mais ao enfraquecimento dos ossos.

Continue lendo e confira aqui vários problemas que essa bebida pode causar para a sua saúde, e que talvez você não saiba.

Confira os malefícios que o refrigerante provoca a seguir - MALEFÍCIOS DO REFRIGERANTE: 6 PROBLEMAS GRAVES
Confira os malefícios que o refrigerante provoca a seguir

QUAIS SÃO OS MALEFÍCIOS QUE O REFRIGERANTE PROVOCA?

O consumo de refrigerante é prejudicial para a saúde. Afinal de contas, essa bebida contém diversos componentes prejudiciais ao nosso organismo. Trata-se de uma bebida com açúcar e sal em excesso. E que, além disso, não oferece nenhum nutriente para o nosso corpo.

Abaixo, nós listamos alguns dos principais malefícios do refrigerante. Confira com atenção!

• Malefícios do Refrigerante: Enfraquece ossos e dentes

A maior parte dos refrigerantes contém ácido fosfórico em excesso, que impede a absorção de cálcio pelo nosso corpo. Dessa forma, o consumo frequente de refrigerante causa o enfraquecimento dos ossos e dos dentes. Além disso, também pode levar à problemas como a osteoporose e cáries.

Da mesma forma, o ácido fosfórico também atrapalha a produção de ácido gástrico no estômago, dificultando não só a digestão, mas também a absorção dos nutrientes.

Não apenas o açúcar presente no refrigerante, como também o ácido, podem causar sensibilidade nos dentes, corroer o esmalte, além de provocar cáries e gengivite.

• Aumento de peso

O refrigerante contém uma grande quantidade de açúcar. Portanto, é uma bebida muito calórica.

O xarope de milho é um dos ingredientes usados com frequência na produção de refrigerante. Afinal de contas, ele é muito barato e altamente doce, em virtude da alta concentração de frutose.

Esse elemento é considerado como um dos grandes causadores de obesidade no mundo, em especial entre as crianças. Do mesmo modo, a frutose em excesso também pode favorecer os processos inflamatórios, e causar danos os vasos sanguíneos.

• Desenvolvimento de diabetes

Os malefícios do refrigerante para a saúde são vários. Como essa bebida possui uma enorme concentração de açúcar, esse elemento reduz a ação da insulina no organismo do indivíduo.

Dessa forma, se for consumido com frequência, pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes.

• Malefícios do Refrigerante: Problema no fígado

O consumo em excesso do refrigerante também pode causar a esteatose hepática, devido à elevada quantidade de açúcar, que é o acúmulo de gordura nesse órgão. Como resultado, esse problema pode acabar evoluindo para uma cirrose.

Pois o açúcar que é consumido acaba sendo armazenado pelo fígado. Então, ele é liberado na corrente sanguínea, mas como células de gordura, mais conhecidas como ácidos graxos.

Dessa forma, esses ácidos graxos são absorvidos pelo organismo em diversos órgãos, como é o caso do fígado, por exemplo.

• Tem relação com câncer

O refrigerante está direta e indiretamente ligado ao surgimento de câncer. Afinal de contas, o consumo frequente dessa bebida contribui para a obesidade. Esta, por sua vez, está relacionada com vários tipos de câncer.

Além disso, o refrigerante também tem relação direta com a doença. Pois o consumo elevado de açúcar contribui para constantes processos inflamatórios nas células, favorecendo a ocorrência de tumores.

• Pode causar a hipertensão arterial

Outro maleficio que o refrigerante pode causar é o aumento da pressão. O excesso de açúcar e sódio presente na composição dessa bebida pode causar danos ao tônus das veias sanguíneas, e levar ao desequilíbrio do nível de sal no corpo de uma pessoa, resultando em hipertensão arterial.

Esses são alguns exemplos de malefícios do refrigerante, que são comumente causados pelo seu consumo em excesso. Por isso, antes de tomar refrigerante novamente, pense em tudo que essa bebida pode causar, e procure uma opção mais saudável, como um copo de água, por exemplo.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para uma boa alimentação deve conter frutas e verduras - MALEFÍCIOS DO REFRIGERANTE: 6 PROBLEMAS GRAVES
Para uma boa alimentação, deve conter frutas e verduras

Os refrigerantes, assim como vários outros itens, podem ser prejudiciais à nossa saúde. No entanto, para ter uma alimentação saudável, não basta somente deixar de tomar refrigerante.

Assim, é preciso adicionar à dieta alimentos fontes de nutrientes, e reduzir o consumo dos alimentos que podem prejudicar a saúde, como o sal e o doce, por exemplo.

Uma boa alimentação deve conter frutas, verduras, legumes, proteína, e alimentos integrais, basicamente. Além da ingestão diária de, pelo menos, 2 litros de água.

Uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, também contribui para a prevenção de uma série de doenças.

Por fim, depois de conhecer os malefícios do refrigerante, compreender que ele não traz nenhum benefício para a saúde, e entender a importância de uma alimentação saudável, é só você começar agora mesmo uma reeducação alimentar, e aproveitar todos os benefícios que uma alimentação de qualidade pode lhe oferecer.