MACARRÃO KONJAC: FAÇA O MACARRÃO ZERO EM CARBOIDRATOS

O macarrão de konjac, também conhecido como shiratak, é uma massa tradicional encontrada, principalmente, em países do oriente. A matéria prima utilizada é a raiz da Amorphophallus konjac, que é extremamente rica na fibra glucomannan.

Essa fibra vegetal não digerível, é solúvel em água e inibidora natural do apetite, porque forma uma substância de consistência gelatinosa no sistema digestivo que atrasa o esvaziamento gástrico. Sendo assim, contribui tanto para saciedade quanto para esvaziar o intestino.

Além desses benefícios, a glucomannan também é ótima para regular o metabolismo de gordura, controlar os níveis de açúcar no sangue (excelente para diabéticos), aumentar a biodisponibilidade e absorção de minerais, como, por exemplo, o cálcio, zinco, ferro e magnésio.

O macarrão konjac pode ser encontrado, por exemplo, na forma de espaguete, fettuccine, penne, noodles, cabelo de anjo e lasanha. Essa substância, por possuir um sabor neutro, combina muito bem outros temperos, molhos e diversos ingredientes low-carb.

MAIORES BENEFÍCIOS DO MACARRÃO KONJAC

Propriedades prebióticas: estimula o crescimento de bactérias benéficas formadoras da microbiota intestinal. Essas bactérias produzem o butirato de sódio, que melhora a sensibilidade à insulina e o perfil lipídico do sangue, além de diminui a permeabilidade intestinal. Essas vantagens do butirato combinadas favorecem a perda de peso e dificulta a absorção de substâncias indevidas.

Melhoria na marcação sanguínea e perda de peso: diminui os triglicerídeos, a glicemia em jejum, o colesterol LDL, mantém o colesterol HDL intacto e além disso, ajuda no emagrecimento.

Zero glúten: o shirataki é um tipo de massa 100% livre de glúten. O glúten é um tipo de proteína inflamatória que pode aumentar a permeabilidade intestinal e reações.

Livre de lactose.

ALGUMAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS SOBRE O MACARRÃO KONJAC

Macarrão Konjac Informações Nutricionais - MACARRÃO KONJAC: FAÇA O MACARRÃO ZERO EM CARBOIDRATOS
Macarrão Konjac – Informações Nutricionais

O macarrão é composto por água e pela farinha de konjac. No entanto, é possível encontrar outras opções com adição de ingredientes, como a aveia ou até mesmo variações na quantidade da planta konjac com que a farinha é produzida.

As informações nutricionais variam dependendo da marca comercializada, mas seguem um parâmetro: baixo valor de gorduras, proteínas, sódio e carboidratos, mas alto valor de fibras.

Analisado 100g de macarrão konjac (Konjac Massa MF) são encontrados:

  • Valor energético: 9 kcal. Extremamente baixo em calorias, ainda mais considerando que é classificado como “comida de verdade” (não é um número artificialmente baixo);
  • Carboidratos líquidos: 0g. Por ser basicamente composto por fibras e por possuir zero carboidratos líquidos (carboidratos que podem ser digeridos) é indicado tanto para a dieta low-carb quanto para a cetônica;
  • Proteínas: 0,2g.
  • Gorduras totais: 0g. A baixa quantidade de gordura pode ser compensada com molhos de queijo ou com muito azeite.
  • Fibra alimentar: 4g.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Partilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest

CONSELHOS SOBRE O CONSUMO

Pessoas vegetarianas já consomem muitas fibras, então não é indicado aumentar mais ainda a quantidade. A melhor opção é diminuir um pouco as fibras de outras fontes quando for consumir massas à base de Konjac.

Não é indicado substituir outras fontes alimentares por apenas shiratak com o intuito de emagrecer, uma vez que a massa carece de nutrientes.

Por fim, para quem apresenta dificuldade de ingerir mais calorias e deseja ganhar massa muscular, optar pelo konjac não é a melhor escolha, pois o alimento que vai tirar ainda mais o apetite.

APRENDA A PREPARAR O MACARRÃO ZERO CARBOIDRATO

As massas são vendidas em embalagens individuais e fechadas a vácuo. Assim que a embalagem for aberta, você vai perceber um odor meio desagradável, mas não se preocupe é completamente normal.

Em primeiro lugar, lave a massa em água corrente e você pode usar um escorredor de macarrão tradicional para isso. Depois, ao redor do shiratak vai ser for uma espécie de “goma” que precisa ser eliminada antes do preparo. A melhor forma é deixar em água corrente por mais ou menos 2 minutos.

O cheiro ruim costuma ir embora junto com a “goma” da massa. Caso isso não aconteça, ferva a sua massa de konjac por mais 2 minutos e isso será resolvido.

ALGUNS ACOMPANHAMENTOS PARA O MACARRÃO KONJAC

Como já visto, o shiratak não possui tantos nutrientes assim, então é importante que ele seja servido junto a alimentos com boa composição nutricional, como verduras, carnes brancas, filé de peixe legumes cozidos no vapor ou até um ovo.

Outra dica também é variar nos tipos de molhos, como por exemplo:

  • Sugo;
  • Pesto;
  • Molho branco;
  • Puttanesca;
  • Quatro queijos;
  • Funghi;
  • Bolonhesa;
  • Alla siciliana.

Lembre-se que é aconselhável que o molho seja preparado em uma quantidade maior de água, a fogo baixo, para que se insira o macarrão na mesma panela e assim ele absorva mais sabor.

CONCLUSÃO

O macarrão a base da raiz konjac é a alternativa ideal para as pessoas que desejam seguir uma alimentação mais saudável e, também, um excelente complemento para quem segue a dieta low-carb.

Enfim, o seu sabor parecido com o macarrão tradicional permite saciar a fome e não engordar, além de trazer vários benefícios para saúde.