DIETA FODMAP – O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAIS BENEFÍCIOS

Você já ouviu falar em Dieta FODMAP? Se ainda não conhece, saiba que se trata de uma dieta indicada para as pessoas que sofrem de problemas como diarreia, dor abdominal, constipação, estufamento, gases, e etc.

Normalmente, os sintomas variam muito de uma pessoa para outra.

Para conhecer mais sobre a dieta FODMAP, o que é, como funciona e quais os seus benefícios, continue lendo, que daremos todos os detalhes abaixo.

O QUE É E COMO FUNCIONA A DIETA FODMAP?

Dieta Fodmap Como funciona - DIETA FODMAP – O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAIS BENEFÍCIOS

FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides And Polyols), corresponde aos termos Fermentáveis Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis.

Trata-se de uma família composta de carboidratos cujo trato digestivo humano não consegue digerir, causando os problemas acima citados.

Assim, a dieta FODMAP consiste em uma alimentação livre desses carboidratos fermentáveis. Ou seja, a alimentação que obedece à essa dieta não contém os alimentos mal absorvidos, e que fermentam devido à flora intestinal

É importante frisar que o carboidrato não está presente apenas em massas, pães, bolos e no arroz, por exemplo. Na verdade, ele é um macronutriente que pode ser encontrado na maior parte dos alimentos, inclusive em certas frutas, com alto teor de frutose.

Contudo, não podemos dizer que os FODMAPs sempre são os vilões em uma alimentação. O que acontece é que algumas pessoas apresentam problemas digestivos e gastrointestinais. Assim, nessas situações, uma dieta FODMAP pode ser muito benéfica.

O açúcar das frutas é permitido, pois é natural, e gera uma fermentação menor do que aquela causada pelos açúcares sintéticos, e até mesmo pelo mel.

É válido lembrar que o melhor açúcar é o proveniente das frutas completas, pois são acompanhados de fibras, que é importante para reduzir a fermentação e também os picos de glicose.

Uma observação importante é que nem todas as dietas têm o objetivo de ajudar na perda de peso, como é o caso da dieta FODMAP, por exemplo, que visa promover o bem-estar do indivíduo, e mais qualidade de vida.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Partilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA DIETA FODMAP?

A dieta FODMAP oferece uma série de vantagens. Especialmente para pessoas com alguns problemas intestinais. Por isso, conheça abaixo quais são os benefícios da dieta FODMAP e como ela pode ser muito útil para o seu bem-estar. Acompanhe!

  • Alívio de sintomas em pessoas com a doença de Crohn: de acordo com estudos, a dieta FODMAP foi capaz de modificar tanto a qualidade, quanto a quantidade de probióticos, em pacientes com esse problema, de forma positiva.
  • Ajuda a diminuir os sintomas de fadiga crônica: algumas pessoas sentem-se indispostas e sem energia o tempo inteiro, por mais que se alimentem bem. Com a adoção da dieta FODMAP, esse problema pode diminuir muito.

Afinal de contas, ao adotar esse tipo de alimentação, o indivíduo reduz o consumo de alimentos que fazem o corpo gastar mais energia do que obter.

  • Contribui para o funcionamento digestivo: a dieta FODMAP evita que aconteça a fermentação no intestino, o que é muito benéfico para o seu bom funcionamento, além de também reduzir os desconfortos causados pela constipação do intestino.
  • Reduz sintomas da síndrome do intestino irritável: as pessoas que sofrem desse problema, que sentem muito desconforto com gases, dores no estômago e inchaço, podem ser muito beneficiadas com a dieta FODMAP.

Vários alimentos restritos nessa dieta fermentam no estômago. Por isso, o ideal é consumir bastante fibra, que ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

  • Diminui o desconforto causado pelos gases: pessoas com o sistema gastrointestinal sensível podem ficar com a barriga inchada após as refeições. Dependendo da intensidade dos gases, eles podem causar até dores na região da barriga.

Ao adotar a dieta FODMAP, o excesso de gases é eliminado, e esse desconforto também deixa de existir.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS FODMAP?

Dieta Fodmap Alimentos como leite melancia e mel são permitidos - DIETA FODMAP – O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAIS BENEFÍCIOS
Dieta Fodmap – Alimentos como leite, melancia e mel, por exemplo, são permitidos

Acompanhe abaixo a relação com os alimentos FODMAP, caso você queira ou precise seguir essa dieta:

  • Oligossacarídeos: nesse grupo, estão inclusos alimentos como legumes, leguminosas, centeio, trigo e vários tipos de frutas.
  • Dissacarídeos: nesse grupo, podemos considerar a lactose como o elemento principal. Sendo que as suas principais fontes são: leite, queijo e iogurte.
  • Monossacarídeos: o principal FODMAP desse grupo é a frutose. Dentre as principais fontes estão as frutas e o mel.
  • Polióis: podemos citar como exemplos de carboidratos presentes nesse grupo o manitol, o sorbitol e também o xilitol. Dentre as fontes alimentares, as mais comuns são os legumes e as frutas, assim como também alguns tipos de adoçantes.

Diante de todos os benefícios que a dieta FODMAP oferece, podemos observar o quanto ela é capaz de proporcionar mais qualidade de vida para o indivíduo.

A mudança de hábitos alimentares pode ajudar muito em vários aspectos, contribuindo de forma significativa para uma vida mais saudável e feliz.

Por fim, se você tem problemas intestinais, essa dieta pode ser muito útil. Vale à pena testar!