DIETA CARNÍVORA – O QUE COMER, BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS

A dieta carnívora tem sido uma questão muito debatida nos últimos tempos. Afinal de contas, com a onda da alimentação vegana, as pessoas têm discutido muito a respeito das vantagens e desvantagens de uma alimentação voltada para o consumo de produtos de origem animal.

Bem como o quanto esse tipo de alimentação pode ser benéfico para a nossa saúde, ou não.

Se você quer conhecer mais sobre dieta carnívora – o que comer, benefícios e suas desvantagens, continue lendo, que daremos todos os detalhes que você precisa saber.

O QUE É UMA DIETA CARNÍVORA?

Em primeiro lugar, vamos compreender melhor o conceito de dieta carnívora. Ela consiste no consumo de alimentos de origem animal, exclusivamente. Dessa forma, todos os animais podem fazer parte da alimentação, assim como todos os seus derivados também.

Uma dieta Carnívora é rica em proteína, um nutriente fundamental em nosso organismo. Além disso, também é fonte de gordura animal de boa qualidade.

O QUE COMER EM UMA DIETA CARNÍVORA?

Dieta Carnívora o que comer nessa dieta - DIETA CARNÍVORA - O QUE COMER, BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS
Dieta Carnívora – o que comer nessa dieta?

A dieta carnívora permite o consumo de uma enorme variedade de alimentos. Confira abaixo os principais deles:

  • Carnes em geral (bovina, suína, frango, cabra, ganso, cordeiro, javali, carne de veado, pato, peru, coelho, peixes, carnes curadas, mariscos, carne de órgãos e etc.);
  • Ovos inteiros;
  • Caldo de ossos;
  • Laticínios com elevado teor de gordura, quando forem bem tolerados;
  • Gordura animal em geral: sebo, banha, manteiga ghee e manteiga;
  • Água.

Vale frisar que, ainda que o mel e o leite sejam alimentos de origem animal, eles não costumam fazer parte de uma dieta carnívora. Afinal de contas, essa dieta é pobre em carboidrato. E esses dois alimentos são ricos nesse macronutriente.

O QUE EVITAR?

Depois de conhecer os alimentos permitidos em uma dieta carnívora, é importante também conhecer quais alimentos devem ser evitados. Confira abaixo:

  • Frutas: banana, laranja, maçã, kiwi e etc.
  • Laticínios com elevado teor de lactose: leite, queijo macio, iogurte, dentre outros.
  • Feijão, arroz, lentilha, massa, quinoa, pão, trigo e etc.
  • Legumes: batata, pimentão, brócolis, vagem e etc.
  • Açúcares: açúcar mascavo, xarope de bordo, açúcar de mesa, dentre outros.
  • Nozes e sementes: sementes de abóbora, de girassol, amêndoas e etc.
  • Álcool: licor, cerveja e vinho.
  • Demais bebidas, com exceção da água: café, refrigerante, suco de frutas e chás, por exemplo.
Na dieta carnívora as frutas devem ser evitadas. - DIETA CARNÍVORA - O QUE COMER, BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS
Na dieta carnívora, as frutas devem ser evitadas.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Partilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest

BENEFÍCIOS DE UMA DIETA CARNÍVORA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dieta carnívora pode trazer vários benefícios para a saúde, embora restrinja o consumo de alguns alimentos nutritivos.

Sendo assim, confira abaixo quais são alguns dos principais benefícios de uma dieta Carnívora:

  • Ajuda a emagrecer: a dieta carnívora pode ser uma boa aliada no processo de emagrecimento. Afinal de contas, ela restringe o consumo de carboidrato e de açúcar, seja proveniente de massas, de doces ou de frutas.
  • Reduz alergias e problemas hormonais: a ingestão de laticínios pode levar à problemas no trato respiratório superior.

Portanto, a dieta carnívora pode ser muito útil também nessa questão, reduzindo as chances de essas problemas e infecções ocorrerem. Afinal de contas, os laticínios também são evitados nesse tipo de dieta.

  • Aumenta a massa muscular: uma dieta com o consumo reduzido de carboidrato tem apresentando resultados satisfatórios no aumento da massa muscular.
  • Liberdade de porções e de horários: na dieta carnívora, quem decide os horários que deseja comer é você. Ou seja, não é preciso ficar fracionando as porções, estabelecer os horários e, muito menos, contar as calorias ingeridas.

O seu corpo dirá quando chegar a hora de se alimentar. Além do mais, o consumo de proteína aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta fome o tempo todo.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?

Assim como a dieta carnívora tem benefícios, ela também tem as suas desvantagens. Por isso, listamos abaixo quais são as principais delas. Acompanhe!

  • Falta de macronutrientes importantes: na dieta carnívora, os carboidratos ficam de fora das refeições. Dessa forma, o organismo do indivíduo não será abastecido com essa fonte alimentar tão importante para o nosso organismo. Os carboidratos, quando consumidos na dose correta, são as principais fontes de energia do nosso corpo.

O consumo desses macronutrientes é essencial para as atividades dos nossos músculos e cérebro. Além disso, o carboidrato também tem a função de nutrir as células do nosso sistema nervoso central

Sendo assim, a sua ausência na alimentação pode ser prejudicial à nossa saúde. E o nosso corpo pode acabar consumindo a proteína muscular do nosso organismo.

  • Falta de vitaminas e minerais das frutas: verduras e legumes: a dieta carnívora também restringe o consumo de frutas, verduras e legumes. Com isso, o nosso corpo também deixa de receber importantes nutrientes para a nossa saúde, como vitaminas e minerais. Afinal de contas, esses alimentos são importantes fontes de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo.
  • Não fornece fibra para o organismo: outra desvantagem da dieta carnívora é que ela é isenta de fibras, que podem ser encontradas em alimentos integrais, em frutas, verduras e legumes. Ou seja, todos esses grupos de alimentos são proibidos nessa dieta.

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do nosso intestino. Assim, uma alimentação pobre em fibras pode levar a sérios problemas de constipação intestinal.

Os problemas intestinais podem diminuir a imunidade, levando até ao câncer de cólon.

  • Contribui para o aumento do colesterol: assim, o risco de problemas cardíacos também é elevado. Afinal de contas, a deita carnívora é rica em gordura saturada e em colesterol.

CONCLUSÃO

Por fim, depois de conhecer o que é a dieta carnívora – o que comer, benefícios e suas desvantagens, ainda que essa dieta tenha as suas vantagens, podemos concluir que uma alimentação saudável, é aquela que consegue aliar o consumo de todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, e que é baseada na ingestão de frutas, verduras, legumes, carnes, grãos, cereais integrais e laticínios.

Pois cada grupo de alimentos contém importantes nutrientes para a nossa saúde.

Esse artigo foi útil? Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos.