Benefícios da Hortelã: Conheça os 10 melhores para sua saúde

Primordialmente, a hortelã, muito conhecida como mentha, é uma das ervas que as pessoas mais utilizam na culinária. Mas, você sabia que essa erva possui um enorme valor nutritivo e os benefícios da hortelã para sua saúde pode ser inúmeros?

A hortelã tem poucas calorias, cerca de 70kcal a cada 100 gramas e essa erva tem vários nutrientes que são essenciais para o nosso organismo.

Confira os benefícios da hortelã
Confira os benefícios da hortelã

Além disso, podemos destacar a fibra dietética, as vitaminas C,B e D, e minerais como o ferro, o sódio, o magnésio e o potássio.

Confira logo abaixo, por exemplo, 10 benefícios que a hortelã pode trazer para a sua saúde:
  • Melhora a digestão

A hortelã ajuda a melhorar o processo de digestão, reduzindo os desconfortos do estômago, previne inflamações, evitando assim o mau estar. Isso acontece por causa dos antioxidantes e fitonutrientes que estão presentes nas folhas da hortelã. Essa erva ajuda quem sofre com problemas intestinais, flatulência e acidez.

  • Alivia doenças respiratórias

A hortelã é muito utilizada no tratamento de congestionamento de nariz e garganta, pois oferece alívio aos pulmões e brônquios. Você também pode beber o suco ou o chá de hortelã que ajuda no impacto causado por gripes e resfriados. Além disso, se você sofre de asma, rinite ou alergias específicas, pode inalar o cheiro dessa planta que vai agir como expectorante sobre as vias respiratórias.

  • Ajuda a emagrecer

Se você quer emagrecer, a hortelã pode ser uma grande aliada pois ela dá uma sensação de saciedade, evitando que você consuma mais colorias do que deve. Uma ótima dica, por exemplo, é tomar uma xícara de chá de hortelã ao terminar a sua refeição principal. A hortelã também atua de forma diurética, reduzindo a presença de açúcares e calorias vazias em seu organismo.

  • Fortalece o fígado

Por ser uma excelente antioxidante, a hortelã é capaz de favorecer todas as funções do fígado, pois ajuda na sua regeneração quando for necessário e auxilia na melhor depuração das toxinas presentes no seu corpo.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Compartilhe no Pinterest

  • Calmante natural

Os óleos essenciais presentes na hortelã atuam como calmantes e sedativos naturais, por esse motivo o chá de hortelã é tão indicado para as pessoas que precisam de calmantes.

  • Ajuda no tratamento e prevenção da acne

Por ser uma erva com efeito antisséptica, anti-inflamatória e antipruriginosa, se mostra muito eficientes no tratamento e prevenções das acnes. O suco da hortelã pode ser utilizado para fazer limpezas de pele, pois ajuda na redução dos cravos e espinhas, melhorando a saúde da sua pele.

  • Hálito fresco e boca saudável

A hortelã garante o afeito anti-inflamatório e antibacteriano, que são muito importantes para prevenir as infecções e condições que podem levá-lo a ter mau hálito, cáries e outras doenças até mais graves.

  • Previne o câncer

Se a hortelã for adicionada a uma alimentação equilibrada e rica em alimentos que também contribui para a prevenção do câncer, ela atua de forma espetacular no seu organismo. Pois as folhas oferecem álcool perílico, que é um fitoquímico de efeito bem significativo para a prevenção do câncer de mama, próstata, fígado, cólon, pulmão, e até mesmo o câncer de pele.

  • Controla os níveis de colesterol bom e ruim

Isso acontecer pois o hortelã ajuda na quebra das moléculas de gordura, que é um fator muito importante para o controle dos níveis de colesterol bom e ruim do seu corpo, e também a pressão do fígado.

  • Ajuda a combater a fadiga

O cheiro das folhas de hortelã ajudam  a despertar o funcionamento do cérebro, e a ingestão das folhas dessa erva pode apoiar a renovação energética, que reduz o cansaço, ansiedade e desânimo.

A hortelã pode trazer muitos outros benefícios para a sua saúde, mas destacamos esses 10 benefícios, pois, são mais importantes.

TIPOS DE HORTELÃ

A hortelã possui algumas variedades, conheça agora alguns tipos de hortelã, por exemplo:

  • Hortelã pimenta: ideal para tratar doenças gastrointestinais.
  • Hortelã branca: ideal para tratar problemas no sistema digestivo, auxiliando principalmente em problemas que afetam o estômago.
  • Hortelã da folha grossa: ideal para aliviar dores de cabeça e dores de ouvido.
  • Hortelã de folha miúda: ideal para combater giardíase e amebíase. Também muito recomendada para problemas respiratórios.
  • Hortelã norte: ideal para problemas estomacais, digestivos e para tratar resfriados e gripes.
  • Hortelã portuguesa: Ideal para aliviar enjoos.
  • Hortelã poejo: ideal para aliviar tosse e combater infecções bucais.
  • Hortelã do campo: ideal como calmante natural, refrescante e suavizante.
A hortelã pimenta, por exemplo, trata dos problemas gastrointestinais.
A hortelã pimenta, por exemplo, trata dos problemas gastrointestinais.

RECEITAS DE CHÁ DE HORTELÃ

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã;
  • 500 ml de água.

 Modo de preparo:

Coloque a água no fogo primeiro até levantar a fervura. Adicione, então, as folhas de hortelã e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe em repouso de 5 a 10 minutos. Depois é só coar e servir.

 RECEITA DE CHÁ MARROQUINO DE HORTELÃ

 Ingredientes:

  • 5 copos de água;
  • 1 colher (sopa) de folhas soltas de chá-verde;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 4 colheres de chá de açúcar mascavo (caso deseje adoçar);

 Modo de preparo:

Coloque 1 xícara de água para ferver. Enquanto isso, lave as folhas de hortelã e reserve. Coloque as folhas de chá verde em uma chaleira e adicione 1 xícara da água fervente.

Logo após 2 ou 3 minutos, remova a água, deixando as folhas de chá-verde, e adicione 4 xícaras de água recém fervida. Deixe descansar por 2 minutos. Adicione as folhas de hortelã e o açúcar mascavo e está pronto.

CONCLUSÃO

Depois de saber quais são os vários benefícios da hortelã para a sua saúde, o que acha de introduzir essa erva na sua alimentação?

Fique atento pois se você sofre de cálculos biliares ou renais, a hortelã não é indicada para você. Evite também altas doses de chã de hortelã, pois pode causar insônia.

Portanto, use essa erva com moderação e desfrute de todos os benefícios da hortelã na sua saúde.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.