Aveia: Conheça 10 Benefícios Desse Cereal e Dicas Para Usá-la

Consumir aveia de forma habitual pode trazer vários benefícios para a sua saúde. Esse cereal possui fibras que faz muito bem para o seu organismo. Trata-se de um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, fibras e muito mais.

Ela pode ser adicionada a alimentação de diferentes formas, inclusive aliando seu consumo com frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e mingau.

10 BENEFÍCIOS DA AVEIA

A aveia, por exemplo, ajuda no funcionamento de todo o sistema nervoso.
A aveia, por exemplo, ajuda no funcionamento de todo o sistema nervoso.

Conheça agora os 10 principais benefícios que ela pode trazer para a sua saúde:

1 – Ajuda no controle dos níveis de açúcar no seu sangue

Melhora a digestão do amigo contido no açúcar e mantém a glicemia estável, principalmente após a alimentação.

2 – Melhora a sua digestão

Contribui para a reduzir os ácidos bilares, melhorando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Ela também mantém a sensação de saciedade por mais tempo, isso acontece pois ela é  rica em carboidratos de absorção lenta.

3 – É um cereal com proteínas de grande valor

Possui 8 aminoácidos essenciais, ou seja, é uma proteína de grande valor biológico. Ajuda a formar tecidos novos no corpo.

4 – Anticancerígenas

Vários estudos revelam que as propriedades da aveia ajudam a te proteger contra o câncer. Isso acontece pois os fitoquímicos contidos nela ajuda nessa prevenção. Se você consumi-la todos os dias, é reduzida a chance de você ter câncer de mama ou de cólon.

5 – Faz bem para o coração

Consumi-la ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) por causa do alto teor de ácidos ômega 3 e linoleicos presentes nesse cereal. A aveia deixa o seu coração e o seu cérebro mais ativo.

Compartilhe:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Compartilhe no Pinterest

6 – Ajuda o sistema nervoso

A aveia possui vitaminas do complexo B, que mantém e equilibra o funcionamento de todo o sistema nervoso.

7 – Evita de você sofrer com tireoides

Por conter iodo na aveia, que é um alimento que ajuda a manter o funcionamento correto das glândulas, evita que você sofra com tireoides e também de hipotireoidismo.

8 – Previne que você sofra de osteoporose

Possui altos níveis de cálcio, que é um mineral que ajuda a evitar a desmineralização, prevenindo então que você sofra de osteoporose.

9 – Ajuda a emagrecer

Se você consumi-la em jejum pela manhã, você se sentirá mais saciada durante o dia e sentirá menos fome, com isso você vai perder peso.

10 – Melhor fonte de energia

Por ser um excelente fonte de energia, é recomendado que você consuma diariamente na primeira hora da manhã. Assim você se sentirá mais disposta para realizar as atividades do seu dia a dia.

COMO VOCÊ DEVE CONSUMIR A AVEIA

A aveia é um cereal bem versátil e você pode utilizar de várias formas para introduzi-las em sai alimentação. Confira agora algumas dicas de uso com a aveia:

  • Vitamina de aveia

Em primeiro lugar, adicione no liquidificador uma maçã, uma banana, uma pera, leite ou iogurte, junto com algumas colheres de aveia e bata bem. Esta deliciosa bebida pode ser consumida em qualquer momento do dia, para que seu corpo se sinta mais saudável. Adoce com açúcar se for necessário.

  • Panquecas

Podem ser salgadas ou doces, de acordo com suas preferências. Faça com um pouco de aveia e leite, e depois recheie com vegetais e temperos, com geleia, doces, etc.

  • Pão de aveia

É um pão integral realmente delicioso. Você pode adicionar canela e noz moscada e não se esqueça de colocar fermento para que cresça no forno. Do mesmo modo, é possível colocar uvas passas, sementes, nozes, chocolate, etc.

  • Biscoitos de aveia

Certamente são uma excelente opção para o lanche da tarde. Existem variedades com coco, amêndoas ou nozes.

A aveia pode ser utilizada em muitos lugares.
A aveia pode ser utilizada em muitos lugares.
  • Saladas

Por exemplo: pique cebolas, tomates, batatas fervidas, pepinos, alfaces. E então, rale cenouras. Posteriormente, o toque especial: aveia em grãos, que deve ser cozida (se desejar, com sal), por 25 minutos, coada e lavada com água fria.

  • Para fazer empanados

Ao invés de usar farinha de rosca ou farinha de trigo, você pode utilizar a aveia para fazer milanesas de berinjela ou abóbora, de frango, peixe, carne, etc.

  • No seu café da manhã

Por exemplo: a aveia é colocada crua em flocos sobre o leite ou o iogurte, alguns o fazem diretamente no suco de laranja. Dessa forma, ajudará a evitar a constipação e trará muita energia para o dia inteiro.

CONCLUSÃO

Alguns estudos revelaram que 30 gramas do cereal corresponde a aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente, é o suficiente para que você desfrute de todos os benefícios desse cereal.

Portanto, por se tratar de um alimento com alto teor de fibras, é necessário que o consumo seja acompanhado da ingestão de líquidos.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.