Nós podemos encontrar facilmente diversos alimentos que protegem o cérebro, e que ajudam em nossa saúde como um todo. Afinal de contas, uma alimentação saudável é fundamental para o nosso corpo de uma forma geral. Assim como também é essencial para a saúde da nossa mente.

Portanto, é importante frisar, que os alimentos desempenham um papel muito importante em nosso organismo. Pois eles ajudam não só a prevenir uma série de doenças, como também no tratamento de tantas outras.

Além disso, o nosso cérebro, assim como todos os outros órgãos do nosso corpo, também precisa de nutrientes. Dessa forma, além de prevenir doenças, uma boa alimentação também melhora a capacidade de concentração e de aprendizagem.

Portanto, para conhecer os 20 melhores alimentos que protegem o cérebro, é só continuar lendo.

20 MELHORES ALIMENTOS QUE PROTEGEM O CÉREBRO

Enfim, na lista abaixo, você irá encontrar os 20 melhores alimentos que protegem o cérebro, e que turbinam o seu funcionamento, assim como também promovem inúmeros outros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Confira!

1 – Cacau

O cacau é um alimento rico em fibras, flavonoides, magnésio e ferro. Por isso, ele ajuda muito a melhorar a circulação sanguínea do cérebro. Com isso, as funções cognitivas melhoram de forma significativa, assim como o humor e memória também.

O cacau ajuda a melhorar a circulação sanguínea do cérebro - ALIMENTOS QUE PROTEGEM O CÉREBRO: OS 20 MELHORES

O cacau ajuda a melhorar a circulação sanguínea do cérebro

2 – Linhaça

Igualmente benéfica para a saúde, a linhaça é um alimento é rico em ômega-3, que consiste em um ácido graxo essencial para a saúde do cérebro. Além do mais, ela também contribui para o aprendizado, assim como para melhorar o humor.

3 – Amendoim

Esse alimento é rico em gorduras boas, minerais e vitaminas que fazem muito bem para o coração. Portanto, incluí-la na dieta só trará benefícios.

4 – Brócolis

O brócolis é um alimento muito rico em vitamina K. Ela tem um papel muito importante no fortalecimento da capacidade cognitiva do nosso cérebro.

Dessa forma, ela ajuda muito a melhorar a nossa capacidade de aprendizagem e de raciocínio. Além do mais, a vitamina K também contribui muito para a memória, bem como para a manutenção das funções cerebrais.

5 – Folhas verdes escuras

Os vegetais de folhas verdes escuras são importante fontes de antioxidantes e de vitamina K. E também de uma substância que recebe o nome de luteína.

Esta, por sua vez, parece desempenhar um papel muito importante na questão da manutenção da capacidade cognitiva. Sendo assim, de acordo com estudos, ela contribui muito para a melhoria das funções cerebrais.

6 – Iogurte e kefir

Trata-se de alimentos fermentados, cujas bactérias são boas para a saúde. Existem evidências de que esses alimentos ajudam tanto a regular o intestino, como também a cuidar do cérebro.

7 – Soja

Fonte de ômega-3 e de lecitina de soja, que atua na saúde do cérebro, assim como também para a memória.

8 – Berries

Todas aquelas frutas vermelhas, como o mirtilo, o açaí, cramberry e o goji berry, por exemplo, são fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Além disso, essas frutas também possuem ação anti-inflamatória. De acordo com alguns estudos, essas frutas também ajudam a melhorar as funções do nosso cérebro.

Goji Berry ajuda a melhorar as funções do nosso cérebro - ALIMENTOS QUE PROTEGEM O CÉREBRO: OS 20 MELHORES

Goji Berry ajuda a melhorar as funções do nosso cérebro

9 – Beterraba

Trata-se de um alimento com elevado potencial de ajudar na saúde do cérebro, pois a beterraba contribui de maneira efetiva para um melhor desempenho desse órgão. Além disso, ela também é muito benéfica para a saúde de uma forma geral.

10 – Peixes

De fato, o consumo de peixes já é reconhecidamente benéfico para o cérebro. Afinal de contas, esse alimento não só ajuda a proteger esse órgão contra as doenças neurodegenerativas, como também pode ajudar muito no tratamento da depressão.

11 – Cúrcuma

Esse elemento é fonte de curcumina, principalmente. Essa substância atua estimulando a formação de novas células do cérebro. Além disso, ela também ajuda na memória, assim como a diminuir inflamações cerebrais também.

12 – Maca

A maca é encontrada mais comumente na forma de pó. Ela ajuda tanto a evitar a depressão, quanto a controlar a ansiedade. Da mesma forma, se acordo com algumas pessoas, ela também teria o efeito de melhorar o foco e a energia do cérebro.

13 – Semente de abóbora

A semente de abóbora é uma fonte super rica em zinco. Este, por sua vez, consiste em um importante mineral, que contribui de forma efetiva para a saúde da memória, assim como também contribui para melhorar a capacidade cognitiva.

Além do mais, a semente de abóbora também possui bastante magnésio em sua composição favorecendo, portanto, a capacidade de aprendizado.

14 – Broto de feijão

Importante fonte de inositol, que consiste em uma vitamina do complexo B. Essa vitamina é muito importante para o bom funcionamento da atividade cerebral, pois o inositol age na produção da serotonina, que desempenha importantes funções em nosso organismo.

Ela pode, por exemplo, contribuir para as funções intelectuais, e também para o bom funcionamento do cérebro.

15 – Frutas amarelas

A frutas amarelas são fontes de vitamina C. Ou seja, um poderoso antioxidante que também atua na saúde do cérebro.

Além do mais, essas frutas também são fontes de carotenoides, que são os elementos responsáveis pela cor amarela dessas frutas.

Eles atuam no organismo prevenindo o envelhecimento precoce das células, assim como na renovação das mesmas.

16 – Abacate

Fonte de gorduras monoinsaturadas, excelentes para a saúde do coração, pois atuam no combate a uma série de problemas, como é o caso do colesterol alto, por exemplo.

17 – Espinafre

O espinafre contém nitratos em sua composição. Elemento que ajuda a melhorar a circulação sanguínea cerebral, além de contribuir também para um melhor desempenho do cérebro.

18 – Granola

Ideal para ser consumida no café da manhã. Principalmente por quem irá desempenhar alguma atividade que exige concentração. Isso se deve ao fato de a granola ser uma fonte rica em carboidratos com índice glicêmico baixo, capazes de fornecer mais energia, para que o nosso cérebro possa funcionar da melhor forma.

Da mesma maneira, a granola também contém selênio em sua composição, que consiste em um mineral fundamental para o cérebro, pois melhora a capacidade de raciocínio.

A Granola melhora a capacidade de raciocínio. - ALIMENTOS QUE PROTEGEM O CÉREBRO: OS 20 MELHORES

A Granola melhora a capacidade de raciocínio.

19 – Nozes

Esse alimento é rico em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. Um exemplo é a vitamina E, que ajuda a prevenir o declínio da capacidade cognitiva. Além disso, as nozes também são fontes de antioxidantes e de ômega-3, elementos essenciais para a saúde do cérebro.

Portanto, consumir esse alimento com frequência é bom para a saúde da memória. Além disso, ele também atua contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células.

20 – Café

O café contém antioxidantes e cafeína. Por isso, ele ajuda a melhorar a concentração, pois faz com que o cérebro fique em alerta, ajudando a manter o foco nas atividades. Dessa forma, a capacidade de aprendizagem também melhora muito.

Por fim, agora que você já conhece esses 20 alimentos que protegem o cérebro, é só incluí-los em sua dieta, e aproveitar todos os benefícios que eles podem oferecer.

Este post foi útil? Não se esqueça de deixar um comentário e de compartilhar o conteúdo com os seus contatos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!